sábado, 4 de outubro de 2008

Mes routes

'Poursuis ta route
Suis ton chemin
(...)
Jamais ne doute
N'aie peur de rien
(...)
Prépare ton cœur
Ouvre ses portes
Pour que la fleur qui s'y cache, s'éveille'
(Palaprat)

Se eu me levanto bem cedinho de manhã, e vou tentar correr na praia, eu posso chegar lá e encontrar o maior toró, mas também posso ver alguém que fazia tanto tempo, alguém com gosto de sonho esquecido. Qualquer das duas coisas (e sim, eu já vou tentando construir mais uma teoria) me traria surpresa, porque o que eu queria era simplesmente sair de casa, andar, olhar o mar, tomar uma água de coco e voltar. Uma das melhores partes de viver é essa: é sempre diferente do que esperamos. Às vezes pra mal, às vezes pra ótimo. Depois de ler tantas histórias incríveis sobre esses 'Nobels', mártires e até gente comum que passou por um câncer com louvor, sou inclinada a acreditar naquele quebra-cabeça sendo formado, de modo que as coisas más são chutes, e as boas abraços carinhosos que vão levando as circunstâncias da vida para o seu lugar certo, para onde deveriam estar, de acordo com o plano.
E eu penso, também, que a gente tem um quebra-cabeça pra cada situação na vida (já pensou painho, quantos deve ter?). Cada vez que as peças chegam ao seu lugar, ao nosso coração chega a tranqüilidade, que nos invade de tal modo que começamos a sorrir um sorriso pleno, transparente e calmo, que não tem aquele som estridente das gargalhadas forçadas, mas segue bem o eloqüente arauto, como diria Shakespeare, simplesmente porque emana da paz das nossas águas.
Aí vem outro plano, com as peças todas desajeitadas. Mexemos pra lá e pra cá. Nada. Vamos lá e cá, fazemos orçamentos, traçamos metas, por favor papai. Nada. Se você brincar, minha querida, enfiam um Egito ou a Amazônia no meio do seu problema, que agora não tem mais 12, mas 36 pedaços.
Como resolvê-lo fica muito difícil, deixa-o de lado. "Tenta ajeitar o outro, é o seu futuro!" "É. É isso. Há sempre muito mais a ser consertado."
Hoje, quando eu abri aquela pasta em que estava o jogo, engraçado, só havia 12 peças, e só duas fora do lugar. Eu e Mainha cuidamos delas. Sonhos esquecidos não são sonhos abandonados. O gosto de realizá-los é melhor que o suco do TGIF's. Minhas costelas estão doendo: os abraços da vida foram esmagadores.

~

Ah, só um ajoute. Esqueci-me de escrever aqui sobre a linda pregação de Pr. Kerly a que assisti há uma semana. Ele falava sobre Filipenses 4:7, dizendo que parece mesmo improvável que em uma situação adversa você consiga, ao invés de desespero, sentir paz. Não adianta tentar explicar, dizia ele, porque simplesmente, excede todo o entendimento. Era o que eu precisava saber, naquele dia: ninguém iria entender. Mesmo assim, a calmaria feels great.


[Senhor, MUITO OBRIGADA. Eu não esperava. Eu nem tenho palavras!]