segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Reflexões jus-humanisticas

Muito me incomoda a questão dos direitos humanos, quando penso no multiculturalismo. Não falo tanto do Direito, que para mim é trabalho, e neste blog se encaixa desajeitadamente. Falo das próprias pessoas, que em situações-limite acabam agindo de maneira tão estúpida. Serei mais clara. Devem as mulheres muçulmanas usar a burca? Não sei. Muitas dizem que é opressão, outras que é a mera expressão de sua crença. Quanto a isso, oscilo entre um ponto e outro muito facilmente e não me incomodo muito pela indecisão. Mas devem elas ser apedrejadas? Ou melhor, deve aquela iraniana que tomou os telejornais ser apedrejada pela acusação de adultério? Minha indecisão de esvai e toda a minha consciência (ocidental, diriam os mais tolerantes, diria Lula) grita: "não!"
Infelizmente, embora seja linda a diferença de culturas, ela também é assustadora, por vezes. E eu me questiono sobre o que deve ser feito, mas essa resposta parece não existir.
Certamente, não é a de Lula, o presidente de vocês (meu, não!), que tira brincadeira cantando, enquanto os outros, ou melhor, a outra, se desespera com a ameaça concreta da morte.
Se não se pode fazer nada, se a política externa não tem solução, que ao menos na miséria se respeite a condição de pessoa e se lhe dê, enquanto espera tão cruel morte, um pouco de dignidade - se é que há alguma.

E que sejamos, todos nós, mais humanos, menos feras que fazem piada do choro alheio.
(E que saibamos escolher um(a) presidente que também o seja)