quinta-feira, 29 de julho de 2010

Teto de vidro

Adoro filmes - e vocês, meus queridos leitores anônimos? Gosto, principalmente dos dramas, porque é quando os atores, aquelas figuras quase sempre tão lindas e irreais, se parecem mais com a humanidade que somos: difícil e fácil, complexa e simples, tão feliz e tão triste. Encantam-me as pessoas e todo o emaranhado tragicômico que formam suas reações, respostas e atitudes em relação ao mundo. Mas sei que muitas fingem viver. Aliás, hoje ficou mais fácil fingir tudo. Caio no saudosismo idealizado de quem pensa que antes era melhor. Quero dizer, antes, nos primórdios, eram blogs. Depois, fotologs, orkuts, facebooks, os abomináveis formsprings e o twitter, que me inspira um preconceito terrível. As pessoas precisam aparecer mais e com mais frequência, e em todos os momentos do dia. "Agora faço isso. Agora não faço. Tenho mil amigos."
Não que todas as redes sociais sejam más. São boas para encontrar velhos amigos, manter contato com quem se gosta e não se pode falar na correria maluca do dia-a-dia, mas são também péssimas, quando oferecem bonecos ao invés de pessoas, porque pessoas de verdade são feitas de carne e osso. Pessoas têm defeitinhos nos corpos (umas são muito magras, outras são gordas, umas têm orelhas grandes, outras narizes muito pequenos), ficam tristes de vez em quando. Também sorriem muito, se alegram muito. Pessoas choram, fracassam e erram de vez em quando. Pessoas não são sempre o padrão impecável de moralidade nem de religiosidade. E em tudo isso, há beleza.
Por isso, muito pouco me dizem sobre alegria as risadas vazias que algumas menininhas fingem para as fotos, mas me dizem muito sobre uma fantasia solitária. Assim, a mim também é dúbia a moralidade de quem nunca errou, o amor que nunca falhou (porque no pacote do amor está o perdão), enfim, esses grandes e ocos estereótipos que nos esforçamos - nós - para seguir todos os dias.
Gosto de gente no sentido mais humano do termo. Gente como eu, gente dos dramas pequenos e grandes, que precisa lutar, crescer e ser feliz.