segunda-feira, 17 de maio de 2010

It's all about You, Jesus

Para a minha querida

Não conheço ser humano algum que nunca tenha sido ferido. Às vezes até as pessoas que mais amamos nos machucam - e é quando mais dói. Fecha daqui, abafa dali, e vamos tocando a vida, tentando conviver com a dor. Quem diz que não sofre mente. Parte dessa vida tão brilhante e colorida é angústia, sofrimento e dor. É preciso perdoar sempre, ser leve sempre. O ressentimento é o fardo mais pesado que qualquer ser humano pode carregar. Quando depender de você, deixe as coisas ruins bem longe.
A pergunta que já me fizeram tantas e tantas vezes é a seguinte: "Por que sofremos?" Penso um pouco, e a resposta sempre tarda - não sei o motivo exato. Um amigo muito amado me disse uma vez que quando sofre, sente mais fortemente a presença do Senhor a lhe sustentar; eu penso que a sinto mais agora, quando o júbilo enche o meu ser, mesmo que Ele seja o meu sustento sempre. Mas de uma coisa eu sei ao certo: não somos o fim último da nossa existência. Aqueles que não acreditam no transcendente podem parar de ler por aqui.
Sei que vivemos para um propósito, qual seja, fazer com que o nome de Deus seja glorificado. Os nossos dias, como diz o salmo, foram escritos e contados quando nenhum deles havia ainda. Deus sabe que sofremos, conhece os nossos corações, as nossas angústias e cuida de nós, ainda que sejamos tão frágeis e passageiros. Diz Paulo, que sofreu tantas prisões e açoites, que os sofrimentos do presente não se comparam de maneira alguma à glória que está por vir.
Ontem, na Escola Bíblica, eu contava a história de quando Daniel foi mandado à cova dos leões, (v. o capítulo 6 de Daniel) quando perguntei o que era mais marcante na narrativa, ao que uma aluna respondeu: "que Deus livrou a vida de Daniel". Resposta errada. De fato, Daniel era íntegro e fiel a Deus. Mas o mais importante não é que Deus o tenha livrado da morte, e sim que através desse milagre, o Rei Dario fez um decreto a todos os povos do seu reino falando sobre as maravilhas e o poder do nosso Deus - o nome do Senhor foi louvado.
Que paremos de pensar nos nossos sofrimentos como mera tristeza, angústia, e que peçamos a Deus que a Sua graça sobre as nossas vidas transborde a ponto de alcançar quem está ao nosso redor e que, também através de nós, seja Ele exaltado - a cura virá em conseqüência. Nem tudo é sobre nós - tudo é sobre Deus e o que fazemos para Ele, na alegria ou na tristeza.

"Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas."
(Rm 11:36)