quarta-feira, 23 de junho de 2010

Que fazer? Para onde ir?

“Não é bom ter zelo sem conhecimento.” (Pv 19:2a)

“Errais em não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus.” (Mateus 22:29)

“O meu povo é destruído por lhe faltar conhecimento.” (Oséias4:6)

Os cristãos modernos tendem a se enquadrar em dois grupos distintos, ambos bastante perigosos. De um lado, os que não ligam muito, que vão à igreja uma ou duas vezes por mês e pensam que cristianismo é aquilo que a sua própria moral lhe diz. A estes critico ferozmente, porque crer é pensar. Se não sabem o que significa aquele pãozinho ou a óstea que comem na igreja, se não conhecem os fundamentos da sua fé, se nas suas atitudes nada muda, fogem muito do que diz Jesus, tão lindamente: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Ora, é preciso conhecê-la. Esses são perfeitos atores (para não dizer palhaços) que repetem o que decoraram desde pequenos, achando que impressionam alguém. Como se Deus fosse uma platéia surda e cega.
O outro extremo, tão perigoso quanto este, é o dos novos legalistas. A morte de Jesus na cruz rompeu com a Lei de Moisés pura e nos colocou debaixo da graça de Deus. Entender a profundidade disso é entender a base cristã. Os fariseus, a quem João Batista tanto criticou e chamou "raça de víboras", ordenando que produzissem frutos de verdadeira conversão, têm novas versões em nossos dias. São esses "sepulcros caiados" que inventam novas regras e que se esquecem da premissa primeira - a graça. Procuram novas "mulheres adúlteras" (que hoje em dia são tão facilmente perdoadas) em quem atirar pedras, nomeadamente os homossexuais, as mulheres que abortam, mas não se lembram dos seus pecados nem se retiram, como o fizeram os judeus ao som das palavras de Jesus. Absurdos eu já ouvi de todos os tipos, inclusive doutrinas que rotulam quem vai para o céu e quem vai para o inferno. Além disso, tem as que dizem o tamanho do cabelo, da roupa, a quantidade de maquiagem, and so on, como se Deus se importasse com a nossa aparência mais que com o nosso coração. Hoje mesmo, deparei-me com a doutrina de que beijar antes do casamento é pecado. Os fariseus não defecavam no sábado, porque era o descanso. Há semelhança?
Vejam bem, sei o que a Bíblia diz sobre se abster da imoralidade, mas a decisão dos limites é pessoal. Não podemos rotular como pecado algo que nos parece errado. Ora, se assim fosse, a mim parece errado ir a um show de Hard Core. Isso significa que as centenas de bandas cristãs desse estilo pecam? - de maneira alguma.
Nesse ponto, nossos novos fariseus caem no mesmo perigo dos que não se importam - confundem moral com cristianismo.
É preciso conhecer mais. É preciso estudar a Bíblia e saber o que ela diz sobre uma coisa e outra, ou o que ela não diz, porque ela é o dogma único sobre o qual nós, cristãos, estamos erigidos.
Lemos tanto: revistas, jornais, livros, bulas, manuais, emails, orkut. Por que não gastar tempo lendo algo eterno?
Há poder na palavra do Senhor.