quinta-feira, 18 de junho de 2009

Na semana que vem

Um dos primeiros ditados que eu aprendi em inglês foi o tal do 'you reap what you sow'. Como estudo a tal língua desde que aprendi a escrever, parecia-me muito óbvio e bobo fazer disso um ditado. É claro que eu só podia pensar, então, nas plantinhas, mas pensando na vida, aliás, observando a vida, vejo como é tiro e queda. Só colhemos o que plantamos. Diz o meu manual de instruções que quem paga o bem com mal sempre terá o mal na sua casa. E eu vejo. Ah, como vejo! É a lei de que fala Anitelli quando canta, tão lindamente, 'e tudo o que eu criar pra mim vai me abraçar de novo na semana que vem'. Plantando-se amor, bem, paz, é o que se tem de volta. Plantando-se ingratidão e maldade, é o que se tem de volta também. Plantando-se apenas o que passa, só se encontrará finitude. Não se pode colher algo diferente do que se plantou. Nem a moderníssima genética o afirma. A mudança vem do renascer, não do desentortar. Para colher bons frutos é preciso aniquilar a planta inútil, deixar de lado, esquecer. É preciso replantar-se, não com todas as boas intenções (tão falhos que somos todos nós!), mas com o Amor que vai além de todo entendimento. Acima de tudo, é preciso entender e entregar-se humildemente. Ser nova criatura.

~

"Deus não pode nos dar felicidade e paz separadas dEle, porque não se pode encontrar. Não existe algo assim."
(C.S. Lewis, traduzi livremente)