segunda-feira, 25 de agosto de 2008

"Segure o peixe"

Estou lendo um livro de Ernest Hemingway, chamado "O Velho e o Mar". Vivo a parte do livro que estou lendo. O velho, saindo ao mar para uma pescaria, tem o objetivo de conseguir o melhor peixe, não apenas os peixinhos, que com certeza conseguiria. Não quer certezas, quer desafios. O menino, que o ajudava, teve que partir para outro barco (e é assim mesmo, a vida. Só dividimos barcos com quem compartilha dos nossos objetivos). Ele, depois de muito tempo, consegue achar um peixe, mas luta por mais de um dia, porque o peixe carrega o seu barco. Ainda não sei como termina. Pela sua determinação, deverá conseguir. Ele diz, para si mesmo: "Segure o peixe. Não se desconcentre nem um minuto". Teve que abrir mão de muitas coisas pelo peixe, e comeu durante o dia só pela necessidade do seu corpo; não tinha fome. Também eu tenho um peixe, e dói abrir mão de qualquer coisa por ele. Sei que em quatro meses, minha pescaria termina. Sei que o meu barco nunca estará sozinho e sei que nunca terei essa sensação de solidão, porque quem me guia e dá forças é muito mais forte que tudo.